Orings

O Anel Oring é um anel com seção transversal em forma de círculo. São empregados em sua maioria para vedação de peças de máquinas sem movimento, no caso estático, contra
produtos em forma líquida ou gasosa. É um dos dispositivos de vedação mais versáteis do mercado.

Os anéis garantem vantagens diante de outros sistemas com aplicações em diversos sistemas hidráulicos e pneumáticos. Além de serem fáceis de fabricar, passam confiabilidade, são fáceis de montar e tem baixo custo em relação aos demais. Essa peça pode ser utilizada em aplicações estáticas ou dinâmicas onde exista movimento relativo entre as partes e o anel. Exemplos: eixos de bombas rotativas e hastes em cilindros hidráulicos.

Os anéis oring podem ser fabricados em diversos materiais e durezas. Conheça todos os materiais utilizados e suas características.

ANEL ORING NITRÍLICA (NBR)

Descrição: É o elastômero mais difundido na indústria de vedadores por suas excelentes propriedades de resistência química, principalmente aos óleos e combustíveis derivados de petróleo, óleos hidráulicos, água e álcoois. Também é por suas excelentes características físicas como baixa deformação permanente, alta resistência a tração e a abrasão.

Limites de Temperatura: -30°C até 100°C / com picos de até 130°C

Dureza (Shore A): 40 até 90 pontos.

Limitações: Nunca deve entrar em contato com solventes altamente polares como acetona e M.E.K., hidrocarbonetos clorados e nitro‑hidrocarbonetos. Também deve‑se evitar contatos diretos com ozônio e luz solar.

ANEL ORING EPDM

Descrição: É um copolímero de etileno e propileno (EPM) combinado com um terceiro monômero (EPDM). Tem sido muito aceito na indústria de vedantes por suas excepcionais características de resistência. Ultrapassa aos agentes químicos que causam deterioração rápida a Nitrila. Caracteriza‑se pela boa resistência aos solventes polares tais como as cetonas (MEK e Acetona). É altamente recomendado para vapor (até 200ºC), água quente, óleos e graxas de silicone, ácidos e álcalis diluídos; álcoois e fluidos de freio automotivos. Apresenta grande resistência ao envelhecimento por ozônio e luz solar.

Limites de temperatura: -50°C até +150°C

Dureza (Shore A): 40 até 90 pontos.

Limitações: Não se recomenda o uso de modo geral a solventes, óleos e combustíveis derivados de petróleo.

ANEL ORING NEOPRENE

Descrição: É um homopolímero de cloropreno (clorobutadieno). Foi o primeiro elastômero sintético resistente aos óleos desenvolvido em substituição à borracha natural. É ecomendado para exposição à intempérie e muito usada na indústria de refrigeração. Possui propriedades muito desejáveis na indústria de vedação, como resistência moderada aos óleos de petróleo, ozônio, ao oxigênio e à luz solar; sua deformação por compressão apresenta baixos índices, ou seja, boa resiliência e ótima resistência química ao Freon e à Amônia.

Limites de temperatura: -40°C até +110°C / com picos de até 130°C

Dureza (Shore A): 40 até 90 pontos.

Limitações: Não possui resistência aos ácidos oxidantes fortes, ésteres, cetonas, nitro‑hidrocarbonetos e hidrocarbonetos aromáticos.

ANEL ORING SILICONE

Descrição: É um grupo de elastômeros fabricados de silício, oxigênio, hidrogênio e carbono. São reconhecidos pelas suas características de retenção, de flexibilidade e baixa deformação permanente por compressão, dentro dos mais amplos limites de temperatura de trabalho para elastômeros. É especialmente indicado para vedações estáticas associadas a altas e muito baixas temperaturas. Além da resistência à degradação nas temperaturas citadas, os silicones são conhecidos pela resistência aos efeitos de envelhecimento da luz solar e ao ataque pelo
ozônio.

Limites de temperatura: -55°C até +230°C

Dureza (Shore A): 25 até 80 pontos.

Limitações: O Silicone possui fraca resistência à tração, ao rasgamento e à abrasão. A sua grande pegajosidade, praticamente, inviabiliza seu uso como vedação dinâmica. Também não é recomendado à vedação de gases, cetonas, ácidos concentrados e vapor de água.

ANEL ORING VITON (FKM)

Descrição: Combinação de uma alta resistência à temperatura e uma destacada resistência química. Os compostos Fluorcarbono se aproximam do ideal para materiais destinados à vedação. Os Fluorocarbonos são altamente resistentes ao inchamento em gasolina, misturas de gasolina e misturas de gasolina/álcool, bem como resistentes a degradação por luz ultravioleta e ozônio. Com uma baixa permeabilidade aos gases, os Fluorcarbonos são bem adequados para serviços de vácuo severo. Eles são recomendados para aplicações de exposição a cetonas, amina, ésteres de baixo peso molecular, ácidos hidrofluóricos ou cloro-sulfônicos quentes ou fluidos “skydrol”.

Limites de Temperatura: -25ºC até 200ºC / com picos de até 230°C

Dureza (Shore A): 50 até 95 pontos.